Como abrir um pet shop

Muita gente sonha em empreender em algo e principalmente quem é amante de bichinhos sonha um dia em ter um pet shop.

Mas o que é preciso para abrir um pet shop de sucesso?

A boa notícia é que você pode ter dúvidas em relação ao que precisa para montar um pet shop, mas pode ter certeza que é um negócio muito lucrativo e com ótimo potencial de retorno.

Por isso, no artigo de hoje vamos ajudar você que pretende abrir um CNPJ e montar um pet shop, mas não sabe exatamente por onde começar. Confira todas as dicas e orientações que a Kimpets separou para você!

Primeiro, vamos falar sobre o que é um pet shop?

Pet shop ou banho e tosa, como é conhecido em algumas regiões do país, é o estabelecimento que é especializado na venda de produtos e prestação de serviços voltados para o público pet.

Como muitos brasileiros têm seu próprio animal de estimação, a demanda por serviços especializados cresce a cada ano e diante dessa semana, quem busca informações pode aproveitar a oportunidade para ganhar dinheiro. Um levantamento realizado pela CNN em 2022 indica que o brasil registrou quase 23 mil lojas físicas de pet shop em funcionamento em 2021 e em 2016 eram 5,5 mil.

Mas será que é tão fácil assim abrir um pet shop?

Geralmente quem começa, abre um pequeno pet shop. E muita gente não sabe, mas para montar um estabelecimento para venda de ração, produtos para pets em geral ou prestar serviços de banho e tosa, não é preciso ter um veterinário responsável.

Inclusive pode vender remédios também.

Agora, se o estabelecimento prestar serviços veterinários e aplicação de medicação, a contratação de um médico-veterinário se torna obrigatória.

Passo a passo para montar seu pet shop

Para montar seu negócio, siga os passos abaixo:

  1. Pesquise nomes para pet shop e escolha uma opção criativa, que chame a atenção do público
  2. Escolha um ponto comercial com boa localização e custo compatível de aluguel, que caiba no seu bolso.
  3. .     Encontre os melhores fornecedores de produtos pet; (Acesse já o nosso catálogo de produtos para pet shop clicando no banner abaixo)
  4. Monte a sua equipe de banho e tosa e atendimento ao cliente;
  5. Invista na mobília e nos equipamentos necessários;
  6. Monte o seu estoque de produtos;
  7. Obtenha as licenças necessárias para que o seu estabelecimento funcione de acordo com a lei.

Abrir um pet shop com clínica veterinária é possível?

Muitos empreendedores têm dúvidas pois não sabem se é possível montar um pet shop com clínica veterinária, oferecendo serviços e também produtos.

A boa notícia é que há sim essa possibilidade, mas deve haver um correto enquadramento tributário da empresa.

A empresa pode ter dezenas de atividades, ou seja, o estabelecimento pode ter diferentes CNAEs, que são:

  • 9609-2/08 – Higiene e embelezamento de animais domésticos;
  • 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação;
  • 4771-7/04 – Comércio varejista de medicamentos veterinários;
  • 7500-1/00 – Atividades veterinárias

Como escolher o lugar certo para montar meu pet shop?

A escolha do ponto ideal é fundamental quando o assunto é abrir um pet shop. Por isso, você precisa levar em consideração alguns pontos:

  • Valor do aluguel: o aluguel precisa ser compatível com o porte do negócio e claro, com o seu bolso. Cuidado para não dar um passo maior que a perna, não se esqueça que vai um tempo para ter retorno do seu investimento.
  • Acessibilidade: ofereça recursos acessíveis como rampas e facilite o acesso dos clientes ao seu estabelecimento. É muito comum que haja sacos de rações grandes em um pet shop, pense que você deve garantir que haja espaço para que os clientes transitem em sua loja.
  • Demanda: avalie se a região e o bairro que você escolheu vão lhe garantir uma boa demanda de clientes.
  • Estrutura do imóvel: avalie bem a estrutura predial, incluindo itens como hidráulica e elétrica, para que você não tenha dor de cabeça com manutenções logo no início.

Quanto custa montar um pet shop?

Essa é a dúvida de todo empreendedor. Quanto custa abrir um novo negócio? Não há uma resposta única e certa para essa pergunta, uma vez que diversos fatores podem influenciar no investimento necessário para esse tipo de negócio.

Se você pretende atender pets de luxo, por exemplo, precisará investir um valor maior. Agora, se o seu objetivo é iniciar um negócio pequeno, com número limitado de produtos, os custos podem ser reduzidos.

Independente do porte do seu negócio, não deixe de considerar no seu planejamento, os custos com a locação, compra de mobília, reformas, equipamentos e funcionários.

Formalização do pet shop

Agora que você entendeu como montar um pet shop, é hora de pensar na parte burocrática, na formalização do seu negócio.

É a hora de pensar em ter uma empresa legalizada perante o governo e assim você poderá emitir suas notas fiscais de serviços e de vendas de produtos aos seus clientes.

Esse processo é mais burocrático e é necessário contratar uma contabilidade para que o processo de abertura de empresa seja mais efetivo.

A primeira coisa que você vai ter que decidir é a natureza jurídica, ou seja, o tipo de empresa que será aberta.

As três principais e que são a melhor opção para esse nicho de mercado são:

  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) – é o tipo de empresa mais indicado para quem quer abrir uma empresa sem sócios, sendo a mais escolhida para as microempresas, pois protege o patrimônio do empresário.
  • Sociedade Empresária Limitada – tem as mesmas características da SLU, porém com a obrigação de ter um ou mais sócios para constituí-la.
  • Empresário Individual: aqui o empresário não pode abrir outro negócio e também não tem o patrimônio pessoal protegido.

É possível abrir um pet shop como microempreendedor individual, mas os limites de faturamento e contratação de funcionário devem ser respeitados, e os CNAES 9609-2/07, 9609-2/08 e 0159-8/02 devem ser utilizados.

O Simples Nacional também é o regime de tributação mais utilizado devido a simplicidade na cobrança dos impostos, e o pet shop pode ser enquadrado pelo anexo I e no anexo III com as alíquotas a partir de 4 e 6%, respectivamente.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais recentes